19.8.07

The Set-Up (de Robert Wise)



(imagem de The Set-Up)

Robert Wise é mundialmente conhecido pela realização de obras tão díspares como Música no Coração, West Side Story ou O Caminho das Estrelas. No entanto, para quem estiver atento, terá reparado que Wise não é apenas um fazedor de êxitos instantâneos. Muitos dos seus filmes revelam uma carga psicológica muito forte, como podemos atestar em The Set-Up, de 1949.

Neste filme, Robert Ryan desempenha o papel de Bill 'Stoker' Thompson, um pugilista de 35 anos e que se encontra na curva descendente da sua carreira. A única hipótese de ganhar alguma dignidade (a única dignidade que lhe resta) será derrotar o aspirante a estrela, 'Tiger' Nelson, interpretado por Hal Baylor. No entanto, não sabe que o combate foi viciado. O seu treinador combinou o combate com um apostador de combates local, que pensava que 'Stoker' não teria quaisquer probabilidades em ganhar o combate.



(outra imagem do filme)

O filme é excelente, pleno de humanidade. Robert Ryan é brilhante no seu papel de 'Stoker' Thompson, sabendo este que está acabado, mas mantendo a esperança de que a situação possa melhorar. Afinal de contas, que mal tem ganhar um pouco de dinheiro, o suficiente para comprar aquela casa junto ao mar, em vez de um casebre em Paradise City? É ironico reparar que, no filme, o local onde os pugilistas vão combater se chama Paradise City... Os Estados Unidos, a terra das oportunidades.



(outra imagem)

Também é de realçar o excelente papel de Audrey Totter, que desempenha o papel de esposa de 'Stoker' Thompson. Ela é o anjo da família, a mulher que o apoia incondicionalmente, apesar de não querer que ele combata. E, apesar de não ir aos combates apoiá-lo. Outos personagens são, também, memoráveis: o pugilista com problemas físicos que teima em combater; o novato que finge ser forte, mas está com medo; o pugilista senhor de si, que pensa positivo e que vence sempre. Enfim, toda uma galeria de seres humanos com os seus problemas, a sua maneira de ver o mundo, de carne e osso, o que não acontece na maior parte dos filmes.

Muitas das cenas ficam na nossa pele. Uma que me marcou profundamente foi a cena do desespero da esposa de 'Stoker' Thompson que percorria, perdida, as luzes da cidade. O constante jogo de luzes entre o néon e o escuro foi brilhante, especialmente quando ela rasga o bilhete no alto da ponte. Para além dessa cena, a fantástica cena do combate entre 'Stoker' e 'Tiger' Nelson, bela na sua rudeza; a cena final e o abraço desencantado e triste de 'Stoker' à esposa.



(outra imagem)


Foram talvez estas as razões que levaram Martin Scorsese a considerar The Set-Up como uma das maiores influências para O Touro Enraivecido, um dos principais filmes de Scorsese. Aliás, para quem comprar o DVD, há de notar que Scorsese aparece no comentário ao filme. Enfim, um clássico.

The Set-Up no youtube aqui

Jorge Vicente

Sem comentários: