6.9.07

Electric Wizard (Dopethrone)

Durante cerca de dois milénios, a figura de Satanás foi evoluindo. Desde o Anjo da Morte da tradição judaica (Samael), passando pelo Diabo tentador, reformulado pela tradição católica medieval, até chegar às construções literárias de Mefistófeles e do anjo caído de Milton, Satanás teve diversas faces. Umas, mais sinistras, outras mais poéticas e, também, mais humorísticas.

Não, não me estou a lembrar do Satanás hilariante do filme de Adam Sandler nem do Satanás que eu e outros loucos construímos nas aulas de Escrita Criativa, mas sim do zombie que aparece na capa do álbum dos Grateful Dead, Blues for Allah. Provavelmente, será um zombie que fumou erva a mais e que decidiu ir viver para o deserto do Saara como se fosse um rei helenístico. Ou, provavelmente, será um zombie que vive nos arrabaldes do deserto da Califórnia e que pensou escrever um álbum dedicado à Arábia. Pode ser isso tudo, o que a vossa imaginação permitir entrar.



(capa do disco Blues for Allah, dos Grateful Dead)

Pois é justamente esse espírito, completamente louco, inovador e caótico que é a base da música dos Electric Wizard. Partindo do pressuposto de que a veneração à entidade mais obscura do Universo não se pode fazer sem um pouquito de erva, decidiram aplicar à prática os seus ideais. Criaram um estilo musical próprio, bastante influenciado pelos Black Sabbath, pelos St.Vitus e pelos Sleep. Enfim, um festival espectacular de stoner e de loucura metálica. Um dos seus álbuns mais significativos é Dopethrone, publicado em 2000 pela Rise Above Records.



o myspace dos Electric Wizard aqui
Electric Wizard no youtube aqui

Muito diferentes são os Intronaut. Segundo a crítica especializada, são bastante influenciados pelos Mastodon e pelos Isis, embora, na minha opinião, sejam claramente inferiores. Mas, seja como for, vale sempre a pena escutá-los para podermos emitir a nossa opinião de um modo imparcial e coerente com os nossos gostos musicais.

os Intronaut aqui



(imagem de um concerto dos Intronaut, retirado do seu myspace)

Jorge Vicente

1 comentário:

Bandida disse...

wizard... da palavra aparecida em croquis de tamanho grande...

palavras tuas. tuas. tuas.


???


beijo


B.
_____________-