28.10.07

Um Toque de Canela / A Touch of Spice (Tassos Boulmetis)



(imagem do filme Um Toque de Canela / A Touch of Spice, de 2003)

Istambul, a mais bela das cidades, a antiga Constantinopla, é o palco desta maravilhosa história de auto-conhecimento (e de auto-redescoberta). Neste filme de Tassos Boulmetis, Georges Corraface desempenha o papel de Fanis, um jovem grego que vive com a família em Istambul. O seu relacionamento mais forte dá-se com o avô, Vassilis, que tem uma mercearia e que lhe ensina os segredos das especiarias e da culinária.

Diz-se que a palavra gastrónomo (gastronomos) rima com a palavra astrónomo (astronomos) e que, por isso, o astrónomo é um cozinheiro dos céus. Foram esses um dos inúmeros ensinamentos que Vassilis transmitiu ao seu neto o que fez com que, ao longo da vida, Fanis desenvolvesse um faro especial para a confecção de pratos magníficos, a par com uma paixão muito especial pela astronomia. Mas, infelizmente, nem tudo o que a vida nos oferece nos agrada e a família de Fanis, excepto o avô, é obrigada a regressar à Grécia, devido aos graves incidentes no Chipre no início dos anos 60.

Fanis passa mais de 30 anos sem ver o avô. Ambos adiam sempre uma viagem. Vassilis não quer deixar Istambul, a mais bela das cidades; Fanis, agora professor de astrofísica numa Universidade grega, tem medo de regressar e confrontar-se com o seu passado. Mas regressa, a súbita doença do avô chama-o e existe a possibilidade de voltar a ver o seu antigo amor, Saime.

Aconselho todoas as pessoas a verem este filme. Faz crescer, cria emoções e ensina-nos como o verdadeiro cinema deve ser.

Jorge Vicente

3 comentários:

nairle disse...

Tenho a trilha sonora do filme. Ë maravilhosa, mas, infelizmente náo vi o filme. Vocë sabe informar se tem em locadora?

jorge vicente disse...

vc mora no brasil?

eu comprei em portugal, na FNAC. Se moras em Portugal, podes tentar na Blockbuster ou mesmo na FNAC.

Se moras no Brasil, não sei.

um beijinho
Jorge Vicente

Gretel Hoffmann disse...

Vi pela 2a. vez há poucos dias e acho que veria de novo; concordo plenamente com o amigo Jorge Vicente. E...Nairle...POR FAVOR, pode me dizer onde acho a trilha sonora? Abraço! Gretel (Chuí-RS, Brasil).-