3.11.08

hospital means hospes (hóspede)



(quadro de mary cassatt, "baby and nurse reclining", circa 1886)


"A palavra «hospital» vem do termo latino para «hóspede», mas a instituição poucas vezes é verdadeiramente hospitaleira. Pouca atenção é posta no interesse ou na cura, ao contrário da medicação. Já me questionei muitas vezes sobre a razão porque os projectistas não fizeram, pelo menos, tectos bonitos, já que os doentes têm de passar tanto tempo a olhar para eles. Há um televisor em cada sala, mas que música, que vídeo criativo, meditativo ou humorístico está disponível para ajudar a estabelecer um ambiente de cura? Que liberdade se dá aos pacientes de manter a sua identidade?

(...)

Quando alguém está no hospital, os membros do pessoal tornam-se parte da família dessa pessoa, pois vêem o paciente mais vezes e mais intimamente que qualquer outra pessoa. Temos de encarar essa responsabilidade oferecendo o tipo de apoio carinhoso que é esperado da família. Eles não podem fazer o trabalho todo nas poucas horas de visita. Lembro-me de um dos meus pacientes, com carcinoma do cólon e metástases nos pulmões e no cérebro, que recusava o tratamento para poder morrer ao sol no seu pátio, a ouvir os pássaros. Porque não podem os hospitais ser igualmente acolhedores?

Por me permitir sentir tão intensamente quanto possível a mesma dor e o mesmo medo que sentiam os meus pacientes, fui-me apercebendo de que há um aspecto da medicina mais importante do que todos os procedimentos técnicos. Aprendi que há muito mais a oferecer que a cirurgia e que a minha ajuda se podia estender aos moribundos e aos seus sobreviventes. De facto, concluí que a única razão verdadeira para permanecer nesta actividade era oferecer às pessoas uma amizade que possam sentir, exactamente quando mais precisam" (1)

bernie s. siegel




(1) SIEGEL, Bernie S. - Amor, medicina e milagres. 1ª ed. Lisboa: Sinais de Fogo, 2004. ISBN 972-8541-47-3. pgs. 38-40.

Sem comentários: