20.11.08

new rose hotel ou as agruras da sedução



(imagem de new rose hotel)


parece impressionante. apaixono-me a uma velocidade estonteante. ainda não estava refeito da minha súbita admiração por élodie bouchez, quando me aparece à frente asia argento com a sua sandii, numa interpretação cheia de luxúria e, ao mesmo tempo, maviosa inocência. talvez seja esse o mistério que têm as mulheres europeias: simples e sedutoras; sofisticadas, mas não bonecas de porcelana, como muitas das actrizes norte-americanas.

e abel ferrara aproveita bem esta característica de asia argento no seu filme de 1998, new rose hotel, um filme sobre os subúrbios da espionagem industrial. filmado numa atmosfera noir, narra a história de dois espiões industriais que têm a missão de roubar um dos cientistas mais geniais do planeta a uma organização e entregá-lo a outra, que necessita dos seus serviços. como todas as estratégias foram infrutíferas até à data, asia argento seria a arma perfeita. but lust commands everything and even the most professional spy can fall in love.



(new rose hotel. asia argento e willem dafoe)

abel ferrara esmera-se na construção de uma atmosfera surreal, noctívaga e quase interior. muitas das vezes, ficamos à nora sem saber quando é passado, quando é presente, quando é apenas um pensamento. mas, quem conhecer a fundo (ou apenas um pouco) da obra de ferrara já está à espera desta característica: exploração dos mais fundos meandros da nossa alma. claro que o filme não é para todos até porque ferrara exagerou um pouco nessa característica, tornando o filme demasiado experimental, especialmente na última parte.

jorge vicente

Sem comentários: