7.12.08

a importância da mulher nas sociedades vindas da agricultura



(quadro de käthe kollwitz, "losbruch", 1903)


"(...) a agricultura deve ter sido uma invenção da mulher, que, de recolectora de plantas silvestres, passou a ser produtora de alimentos vegetais. Esta evolução, quando conduz a formas de economia predominantemente agrícolas, dá à mulher enorme importância económica. Mas supõem alguns autores que nestas duas actividades há implicações mais fundas. Parece, de facto, que algumas sociedades de agricultores ignoravam primitivamente o papel que o homem desempenhava na procriação, pois não eram capazes de estabelecer entre o acto sexual e a fecundação, visto mediar um considerável espaço de tempo entre aquele e os seus efeitos. Isto levou a constituir sociedades em que só a mulher era a transmissora dos direitos de sucessão, desempenhando o homem um papel secundário na família. Ainda hoje parece haver sociedades que não reconhecem o papel do homem na procriação, o que confirma esta hipótese.

Pelo contrário, os povos pastores, habituados a observar nos animais dos seus rebanhos o papel que o macho desempenha na fecundação, puseram muito mais ênfase no homem como transmissor dos direitos de sucessão, chefe supremo da família e origem da linhagem" (1)

a. jorge dias


(1) DIAS, A. Jorge - Conflitos de cultura. Estudos de Ciências Políticas e Sociais. Lisboa. Vol. 51 (1961), p. 115, 116.

Sem comentários: