1.8.12

o animal se revelou humano





(desenho de lucian freud, "after chardin" (2000)



"O animal comovido descobriu a vida e isto o fez espírito.



No instante em que a sensorialidade, por caminhos desconhecidos em seus aspectos mais íntimos, se desdobrou em sensibilidade, o animal se revelou humano, se presentificou como SER-NO-MUNDO-E-DO-MUNDO." (1)



cezar wagner de lima góis





(1) GÓIS, Cezar Wagner de Lima - Biodança: identidade e vivência. Fortaleza: Edições Instituto Paulo Freire do Ceará, 2002. p. 65.

2 comentários:

Luma Rosa disse...

Vamos ver se lembro... Discorde por favor!
Góis afirmou o homem atual surgiu a partir
da transmutação de sua sensorialidade animal em uma sensibilidade mais profunda. Isso significa que o desenvolvimento da sensibilidade permitiu ao homem uma relação mais sensível com sua realidade sensorial e através dessa percepção conseguiu amar.
Boa semana!!

jorge vicente disse...

Sim, está certa :)

Embora eu ache que o amor é inerente a todas as espécies: animal humano e todas as outras espécies animais. O que pode diferenciar é a questão da comoção, que é o amor consciente de si mesmo e da sua própria condição de amor. O amor que se sabe amor e que sente alegria na sua expressão. E isso leva também à sensação de estar-no-mundo consciente e autêntico.

Agora se o homem é humano é uma coisa inteiramente diferente. Ele pode ser ou não ser. A maior parte das vezes não é :(((((

Milhares de abraços para ti
Jorge